sábado, 28 de fevereiro de 2015

Novo Audi R8

A Audi revelou imagens da segunda geração do seu modelo mais desportivo: o Audi R8. Para além do renovado aspeto exterior, que não muda muito, mas contém subtis mudanças que ajudam a dar um ar mais atual, contará com uma versão atualizada do V10 5.2 FSI atmosférico que agora está disponível em dois níveis de potência: 540 cv e 540 Nm de binário, ou 610 cv e 560 Nm de binário, este último designado como R8 V10 Plus. A caixa de velocidades é a S-Tronic de dupla embraiagem e sete velocidades que transmite a potência às quatro rodas através do mais recente sistema de tração integral Quattro. Para já não se fala numa versão de caixa manual. 



 Os superdesportivos estão cada vez mais performantes e, cada vez mais, se colocam na faixa dos 3 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h. O novo R8 cumpre os 0 aos 100 km/h em 3.2 segundos! Rápido que chegue!

 

Ficha Técnica

Motor: 5.2 FSI atmosférico com injecção direta
Colocação: central
Potência: 540 cv; 610 cv (R8 V10 Plus)
Binário: 540 Nm; 560 Nm (R8 V10 Plus)
0-100 km/h: 3.5 segundos; 3.2 segundos (R8 V10 Plus)
0-200 km/h: 9.9 segundos
Velocidade máxima: 323 km/h; 330 km/h ( R8 V10 Plus)



Este novo modelo conta, agora, com uma embraiagem multi-disco eletro-hidráulica, que substitui a anterior embraiagem Visco, que permite variar a distribuição de binário entre os dois eixos a 100%, consoante a necessidade. A suspensão é independente nas quatro rodas e conta com um controlo eletrónico que permite variar o nível de rigidez. Na construção da carroçaria foram usados vários materiais entre os quais os super leves e resistentes alumínio e fibra de carbono, o que ajudou a reduzir o peso em relação ao modelo anterior em 50 kg.



No interior contámos já com a habitual competência Audi no que toca à junção das diferentes peças e à qualidade de materiais. O design é muito... Lamborghini! Sim, quem é que não se lembra dos últimos modelos Lamborghini (por exemplo o Huracan) quando olha para o interior deste novo R8, com botões que parecem retirados da indústria aeronáutica? Isto não é de estranhar até porque ambas as marcas pertencem ao grupo Volkswagen.

O novo R8 estará à venda em Novembro deste ano.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VW Polo GTI

Mais um pequeno desportivo para fazer as delícias de quem não pode gastar muito, mas procura um carro rápido, eficaz e divertido de conduzir. Falo do novo VW Polo GTI, ou melhor do último facelift deste modelo, que a VW aproveitou para fazer algumas mudanças, no mínimo, radicais.



Ficha técnica:
Volkswagen Polo GTI (2015)
Motor: 1,8 Turbo 4 cilindros em linha
Potência: 192 cv
Binário: 319 Nm (caixa manual); 249 Nm (caixa DSG)
0-100 km/h: 6.7 segundos


Exemplo disto foi a troca do antigo motor 1.4 turbo de 178 cv pelo novo 1.8 turbo com 192 cv. O chassis adaptativo foi adoptado pela primeira vez no Polo, de forma a aumentar a sua rigidez e eficácia em curva, e agora a caixa de seis velocidades deixa de ser opcional e passa a estar presente em todos os GTI a partir da fábrica. A caixa de 7 velocidades DSG com comando por patilhas passa a estar presente na lista de opcionais. 
O binário máximo na caixa manual é mais alto (319 Nm) do que na caixa DSG (249 Nm), conseguindo as duas as mesmas prestações nas medições de aceleração dos 0-100 km/h (6.7 segundos). Quem compra um pequeno desportivo não procura simplesmente um transporte, procura prazer de condução, diversão e bons momentos ao volante. A escolha entre a automática e a DSG pode revelar-se difícil, sendo que o facto de a caixa DSG ser bastante mais cara pode ajudar nessa decisão.



O Polo terá um botão Sport que, através do chassis adaptativo de que falava antes, endurece as suspensões, aumentando o controle sobre os movimentos da carroçaria, melhora a resposta do acelerador e da direção, aumenta a velocidade da caixa DSG e até muda o som vindo do escape.

No interior encontra um sistema infotainment com comando por toque, cruise control adaptativo e os normais sistemas de segurança. Mantém os típicos bancos com tecido "GTI", já normalmente associado a estes modelos desde há muito tempo. De resto os interiores mantêm a sobriedade típica VW, com um pouquinho mais de "picante" dos GTI.



Os preços começarão nos 28000€ em Portugal e estará já este mês à venda.