terça-feira, 3 de março de 2015

Livro de memórias: Peugeot 205 GTI

Quem não se recorda com saudade dos pequenos desportivos dos anos 80 e 90: VW Golf GTI, Opel Kadett GSI, Citroen Visa GTI, Renault 5 Turbo e... Peugeot 205 GTI. É sobre a história e características deste último que vou falar.

Peugeot 205 GTI

Ficha técnica:

Modelo: 205 GTI
Motor: 1.6 atmosférico, 4 cilindros em linha, 8 válvulas
Caixa: manual de 5 velocidades
Potência: 105 cv; 115 cv; 125 cv (com kit Peugeot Talbot Sport)
Binário: 134 Nm às 4000 rpm
0-100 km/h: 9.8 seg; 8.9 seg; 8.5 seg
Velocidade máxima: 191 km/h; 198 km/h; 200 km/h

O Peugeot 205 GTI foi apresentado ao público pela primeira vez, no Salão de Genebra, em 1984. Tinha um motor 1.6 GTI com 105 cv atingidos às 6250 rpm. Sendo leve e ágil, cumpria os 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos e atingia uma velocidade máxima de 191 km/h. Tinha também um sistema de injeção eletrónica Bosch. Era muito divertido de conduzir e tinha uma aparência mais desportiva do que um 205 "normal", com suspensão rebaixada , umas bonitas jantes de liga leve e pequenos detalhes que os distinguiam dos restantes. O eixo dianteiro ágil e preciso ajudaram muito a construir a sua boa reputação. No interior tinha um volante com três raios com direção assistida como opção e bancos desportivos. Com todos estes atributos o 205 GTI assumiu-se muito rapidamente como uma referência na sua classe, sendo considerado o "desportivo do ano" em 1984, pela revista Echappement.
Neste mesmo ano a Peugeot começa a produção e comercialização de duzentos Peugeot 205 Turbo 16, com vista a obter obter a homologação para o campeonato do mundo de rallies no tão saudoso Grupo B. Este modelo contava com um motor turbo 1.8 e tração às quatro rodas e era o mais performante de todos os Peugeot 205. O motor em posição traseira, a carroçaria mais larga, as grandes entradas de ar laterais e frontais eram denunciadoras disso mesmo e a sua imagem equiparava-se com a do Renault 5 Maxi Turbo.


Peugeot 205 Turbo 16

Ficha técnica:

Modelo: 205 Turbo 16
Motor: 1775cc turbo, 4 cilindros em linha
Potência: 197 cv
Binário: 255 Nm/4000 rpm
Transmissão: integral, caixa manual
0-100 km/h: 6 segundos



Em 1985 a Peugeot Talbot Sport introduziu no mercado um kit homologado que aumentava a potência do GTI para os 125 cv. Este kit podia ser montado em qualquer oficina oficial Peugeot e incluía, entre outros, uma nova cabeça de motor (culassa), nova árvore de cames e válvulas maiores.

Em 1986 a Peugeot anuncia o GTI com uma evolução de motor que lhe dão 10 cv extra (115 cv), para fazer frente ao Renault 5 Turbo que oferecia os mesmos 115 cv. Neste mesmo ano a Peugeot lança a versão cabrio do GTI, o CTI. Contava com o mesmo motor 1.6, já com 115 cv. No interior os acabamentos eram os mesmos da versão GTI.
Atenta às exigências dos apaixonados, a Peugeot anuncia neste mesmo ano o novo Peugeot 205 GTI com um novo motor 1.9, passando a ter na sua gama dois desportivos 205 GTI ao mesmo tempo.
Este novo motor oferecia melhores prestações e vinha equipado com travões de disco nas quatro rodas. As jantes passaram a ser de 15" e mais largas. No interior trazia novos bancos com opção de pele. Devido ao seu baixo peso que em pouco diferia em relação ao 1.6, era um carro que exigia alguma "habilidade" ao condutor, resultado da relação peso/potência.


Peugeot 205 1.9 GTI

Peugeot 205 CTI

Em 1988 é lançado o Peugeot 205 Rallye. Uma forma que a Peugeot arranjou de lançar um 205 que desse prazer de condução, mas que era mais barato que o GTI. Trazia o motor 1.3 alimentado por dois carburadores e que equipava também os Citroen AX Sport. Pesando somente 805 KG (!), era rápido e nervoso. Somente disponível em branco e com decorações exteriores específicas, esta versão deixou a sua marca e foi usado nos rallyes na categoria de menos de 1300 cm3.

Peugeot 205 Rallye

Ficha técnica:


Modelo: 205 Rallye
Motor: 1.3, 4 cilindros em linha
Potência: 103 cv
Binário: 120 Nm/ 5000 rpm


Na competição o 205 obteve grande sucesso no Grupo B com 16 vitórias, dois títulos mundiais de marcas e dois títulos mundiais de pilotos. Com a proibição do Grupo B a Peugeot decidiu utilizar todo o potencial do 205 noutras aventuras como o Paris Dakar que venceu em 1987 e 1988 e o Pikes Peak International Hill Climbing.

Peugeot 205 T16 Rally Dakar

Peugeot 205 Pikes Peak



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