Foi em 1995 que foi apresentado pela primeira vez o Lotus Elise, um modelo emblemático que passados 20 anos continua a ser reconhecido como símbolo de pureza de condução. Tendo recebido várias atualizações estéticas ao longo dos anos, o Elise apresenta-se mais atual que nunca, embora mecanicamente permaneça praticamente o mesmo. Este facto é, sem dúvida genial se pensarmos que é um carro com 20 anos. É demonstrativo também do pensamento avançado que os engenheiros responsáveis pela sua criação tinham para a época em que o criaram, e cujas ideias de leveza e agilidade serviram de inspiração a muitos super desportivos posteriormente criados. Agora, para comemorar o seu vigésimo aniversário, a Lotus
anunciou o lançamento de uma versão especial.
Ficha Técnica:
Modelo: Lotus Elise 20th Anniversary Edition
Motor: 1.8 turbo, 4 cilindros em linha
Transmissão: Caixa manual de 6 velocidades
Potência: 217 cv
Binário: 249 Nm
0-100 km/h: 4.2 segundos
Velocidade máxima: 233 km/h
Desenvolvida a partir da versão Elise S,
o Lotus Elise 20th Anniversary Special Edition é mais
leve, apresentando um peso total de 914 kg. O motor é o 1.8 turbo e terá uma potência a rondar os 217 cv. Terá um "sport mode" que permite aumentar a resposta do automóvel e também diminuir a intromissão do controlo de tração.
Estará disponível em quatro cores já clássicas neste modelo: azul, verde, amarelo e prateado. O negro no difusor, nos retrovisores e na retaguarda ajuda esteticamente na criação de contraste. Claro que, sendo uma edição especial comemorativa dos 20 anos, os logos comememorativos de aniversário estão presentes em vários locais no interior e exterior.
No interior pode-se observar uma nova consola central e novos bancos desportivos com acabamento em pele.
O Lotus Elise é um daqueles carros cuja tendência é desaparecer. Um carro simples, puro e divertido, com um motor honesto e uma caixa manual que permite o total entrosamento entre homem e máquina. É uma carro daqueles que se levam para os track days que nós, amantes de automóveis, desejamos que continuem a ser construidos.