quarta-feira, 1 de março de 2017

Livro de memórias: a saga de desportivos Renault 5 Turbo e GT Turbo

Depois do primeiro Renault 5 ter sido apresentado em 1972, foram várias as versões desportivas que dele derivaram. A primeira surgiu em 1980, o Renault 5 Turbo. Com motor central e tração traseira, um motor 1.4 turbo e uma potência de 160 cv, passou a produção após o furor causado pelo Renault 5 Maxiturbo que competia no Mundial de Rallies. Era, sem dúvida um desportivo muito desejado pela sua imponência com o eixo traseiro mais largo com entradas de ar para o motor. Hoje é um automóvel raro e valioso, um clássico!


Renault 5 Maxiturbo

Renault 5 Turbo

Em 1982 a versão Alpine ganhou um turbo que lhe aumentou a potência para 110cv. Esta versão ficou denominada Renault 5 Alpine Turbo. Neste mesmo ano começou a ser produzido o Turbo 2, que mecanicamente não diferia do Turbo, mas adoptava um interior mais convencional, vindo do Alpine.

Renault 5 Alpine Turbo

Renault 5 Turbo 2


Em 1985 apareceu o Renault Super 5, ou Renault 5 Fase 2. Foi, na verdade, um restyling do 5, e teve  a sua versão desportiva, também bastante famosa entre os pequenos desportivos.
O GT Turbo era conhecido por ser uma carro perigoso pela sua relação peso/potência. Com 115 cv numa primeira fase e depois 120 cv para o GT Turbo fase 2, os seus cerca de 800 kg permitiam elevadas prestações. O GT Turbo foi produzido entre 1985 e 1991. Hoje em dia é difícil encontrar modelos em bom estado e originais e os que há são bastante caros.

Renault 5 GT Turbo

Renault 5 GT Turbo (Fase 2)

A saga de desportivos Renault 5 marca, com certeza a história dos pequenos desportivos, em conjunto com outros modelos da altura como o Peugeot 205 GTI, Fiat Uno IE, Citroen AX GTI, etc.
É daqueles carros eternos e que tem amantes um pouco por todo o lado.

Ficha técnica:

Renault 5 Turbo/ Turbo 2

Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linha
Posição: Central
Potência: 160 cv
Binário: 210 Nm
0-100 km/h: 7.3 segundos
Vel. max: 200 km/h
Tração: traseira

Renault Alpine Turbo:

Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linha
Posição: dianteira
Potência: 110 cv
Binário: 149 Nm/ 4000 rpm
0-100 km/h: 9,7 segundos
Vel. max: 188 km/h
Tração: dianteira

Renault 5 GT Turbo (fase 1 e fase 2)


Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linha
Posição: dianteira
Potência: 115/ 120 cv às 5750 rpm
Binário: 165 Nm/ 3000 rpm
0-100 km/h: 8.1 segundos (fase 1) e 7.8 segundos (fase 2)
Vel. max: 200 km/h (fase 1) e 204  km/h (fase 2)
Tração: dianteira