Renault 5 Maxiturbo |
Renault 5 Turbo |
Em 1982 a versão Alpine ganhou um turbo que lhe aumentou a potência para 110cv. Esta versão ficou denominada Renault 5 Alpine Turbo. Neste mesmo ano começou a ser produzido o Turbo 2, que mecanicamente não diferia do Turbo, mas adoptava um interior mais convencional, vindo do Alpine.
Renault 5 Alpine Turbo |
Renault 5 Turbo 2 |
Em 1985 apareceu o Renault Super 5, ou Renault 5 Fase 2. Foi, na verdade, um restyling do 5, e teve a sua versão desportiva, também bastante famosa entre os pequenos desportivos.
O GT Turbo era conhecido por ser uma carro perigoso pela sua relação peso/potência. Com 115 cv numa primeira fase e depois 120 cv para o GT Turbo fase 2, os seus cerca de 800 kg permitiam elevadas prestações. O GT Turbo foi produzido entre 1985 e 1991. Hoje em dia é difícil encontrar modelos em bom estado e originais e os que há são bastante caros.
Renault 5 GT Turbo |
Renault 5 GT Turbo (Fase 2) |
A saga de desportivos Renault 5 marca, com certeza a história dos pequenos desportivos, em conjunto com outros modelos da altura como o Peugeot 205 GTI, Fiat Uno IE, Citroen AX GTI, etc.
É daqueles carros eternos e que tem amantes um pouco por todo o lado.
Ficha técnica:
Renault 5 Turbo/ Turbo 2
Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linhaPosição: Central
Potência: 160 cv
Binário: 210 Nm
0-100 km/h: 7.3 segundos
Vel. max: 200 km/h
Tração: traseira
Renault Alpine Turbo:
Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linhaPosição: dianteira
Potência: 110 cv
Binário: 149 Nm/ 4000 rpm
0-100 km/h: 9,7 segundos
Vel. max: 188 km/h
Tração: dianteira
Renault 5 GT Turbo (fase 1 e fase 2)
Motor: 1.4 Turbo 4 cilindros em linha
Posição: dianteira
Potência: 115/ 120 cv às 5750 rpm
Binário: 165 Nm/ 3000 rpm
0-100 km/h: 8.1 segundos (fase 1) e 7.8 segundos (fase 2)
Vel. max: 200 km/h (fase 1) e 204 km/h (fase 2)
Tração: dianteira