Mais um pequeno desportivo para fazer as delícias de quem não pode gastar muito, mas procura um carro rápido, eficaz e divertido de conduzir. Falo do novo VW Polo GTI, ou melhor do último facelift deste modelo, que a VW aproveitou para fazer algumas mudanças, no mínimo, radicais.
Ficha técnica:
Volkswagen Polo GTI (2015)
Motor: 1,8 Turbo 4 cilindros em linha
Potência: 192 cv
Binário: 319 Nm (caixa manual); 249 Nm (caixa DSG)
0-100 km/h: 6.7 segundos
Exemplo disto foi a troca do antigo motor 1.4 turbo de 178 cv pelo novo 1.8 turbo com 192 cv. O chassis adaptativo foi adoptado pela primeira vez no Polo, de forma a aumentar a sua rigidez e eficácia em curva, e agora a caixa de seis velocidades deixa de ser opcional e passa a estar presente em todos os GTI a partir da fábrica. A caixa de 7 velocidades DSG com comando por patilhas passa a estar presente na lista de opcionais.
O binário máximo na caixa manual é mais alto (319 Nm) do que na caixa DSG (249 Nm), conseguindo as duas as mesmas prestações nas medições de aceleração dos 0-100 km/h (6.7 segundos). Quem compra um pequeno desportivo não procura simplesmente um transporte, procura prazer de condução, diversão e bons momentos ao volante. A escolha entre a automática e a DSG pode revelar-se difícil, sendo que o facto de a caixa DSG ser bastante mais cara pode ajudar nessa decisão.
O Polo terá um botão Sport que, através do chassis adaptativo de que falava antes, endurece as suspensões, aumentando o controle sobre os movimentos da carroçaria, melhora a resposta do acelerador e da direção, aumenta a velocidade da caixa DSG e até muda o som vindo do escape.
No interior encontra um sistema infotainment com comando por toque, cruise control adaptativo e os normais sistemas de segurança. Mantém os típicos bancos com tecido "GTI", já normalmente associado a estes modelos desde há muito tempo. De resto os interiores mantêm a sobriedade típica VW, com um pouquinho mais de "picante" dos GTI.
Os preços começarão nos 28000€ em Portugal e estará já este mês à venda.
Sem comentários:
Enviar um comentário