A verdade é que o novo Clio RS nunca conseguiu cativar da mesma forma que o anterior, pelo menos esteticamente com a adoção de 5 portas em detrimento das 3 do modelo anterior. Mecanicamente manteve a potência, mas abandonou o "velhinho" 2.0 atmosférico e rendeu-se à moda dos turbos, com um motor de 1600cc e a caixa deixou de ser manual para ser uma de dupla embraiagem. Definitivamente, mudanças que não cativaram muito os puristas!
Ficha técnica:
Modelo: Renault Clio RS Trophy
Motor: 1.6 Turbo, 4 cilindros em linha
Potência: 220 cv/ 6800 rpm
Binário: 260 Nm / 280 Nm (em 4ª e 5ª velocidades)
Dois anos após o lançamento do RS "normal" a Renault lança agora o RS Trophy, onde tenta suprir algumas das lacunas do RS. Uma dessas mudanças tem a ver com a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC que conta agora com passagens 40% mais rápidas em modo "normal" e "sport" e 50% mais rápidas em modo "race".
Em relação ao RS "normal" conta também com 20 cv mais, graças ao maior turbo, a uma nova gestão eletrónica, uma nova entrada de ar e algumas alterações no sistema de escape.
O chassis também foi alvo de atenção: a suspensão foi rebaixada e as molas e amortecedores são mais duros. A direção também foi alterada para ser mais precisa e as jantes são de 18" e vêm equipadas com pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40R18.
No interior conta com novos bancos desportivos em pele e aquecidos, sistema de telemetria para os "track days", volante em pele e inscrições "Trophy" um pouco por todo o lado. Como habitual o "Trophy" será uma edição limitada e numerada.
Chega em Junho aos mercados europeus e, então, veremos se esta versão mais apimentada é capaz de voltar a trazer o entusiasmo aos entusiastas de pequenos desportivos, especialmente daqueles que saem das garagens da muito experiente e competente Renault Sport.
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